sexta-feira, outubro 07, 2016

Uma Outra Revolução

Falar de revolução industrial pode ser redutor porque em boa verdade não pode haver revolução industrial, se da mesma não resultar bem para a humanidade no seu conjunto.
Parece-me óbvio que isso não acontece e que o modelo de desenvolvimento está errado.
Não há desenvolvimento se não houver sustentabilidade, modelo a que só chega uma ínfima minoria, sendo que os restantes são lentamente triturados.
Estamos num tempo de perigosas assimetrias com os ricos a serem cada vez menos e mais ricos e os pobres a serem cada vez mais e mais pobres.
Entretanto a população cresce de forma descontrolada apesar dos avisos atempados de estudiosos como Mathus e Marcuse.
A globalização trouxe uma onda de esperança, em especial aos que viviam em situações mais precárias, mas em breve se percebeu que uma vez mais os fracos iam perder e quem tem a força continuaria a dominar.
Aqueles que viram na globalização a possibilidade de melhorarem o seu nível de vida cedo perceberam que isso não ia acontecer.
O que aconteceu foi a exploração desenfreada de mão de obra em modo de escravatura, em especial nos países em vias de desenvolvimento.
E sim está a ser feito um nivelamento, mas é um nivelamento por baixo que ainda não terminou.
E este é um caminho perigoso porque não se percebe bem como é que uma sociedade assente na economia e no consumo pode cumprir os seus desígnios empobrecendo de forma sistemática aqueles que deviam ser os protagonistas da ação.