terça-feira, abril 12, 2005

Desastre Anunciado...Os Sinais

Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climatéricas e principal autoridade mundial na matéria, avisou os politicos de que a humanidade tem apenas uma pequena janela de oportunidade e ela está a fechar-se rapidamente.
Pelos seus cálculos, os líderes mundiais têm menos de dez anos para tomarem medidas drásticas com o objectivo de prevenir um desastre a nível mundial.
O homem continua convencido de duas verdades que já só existem na sua cabeça : que os recursos da terra são ilimitados e que ele mesmo também o é nas suas capacidades e que em qualquer momento pode reverter qualquer situação a seu favor.
Nunca como nos últimos anos se ouviram tantas expressões extremadas em relação ao clima (o dia mais frio desde sempre... a maior seca de que há memória... a tempestade mais devastadora conhecida...etc...etc...) num claro sinal que a evolução é exponencial.
A questão está em saber daqui a quanto tempo se torna irreversível. Um ano? Cinco anos? Dez anos? Vamos esperar até lá ou como avisa Rajendra Pachauri vamos de imediato tomar medidas que nos impeçam de atingir o ponto de não retorno?
Queremos? Mesmo que queiramos podemos?
As democracias (sendo ainda o melhor sistema politico conhecido) contêm em si mesmas uma perversidade dificil de ultrapassar - vivem de dar (prometer, pelo menos) sempre mais coisas.
Como sobreviver num tempo em que as promessas terão de ser tirar em vez de dar?