domingo, dezembro 18, 2016

Sobre a Dignidade

Passei a tarde num lar de idosos.
Todos deviam fazer o mesmo digamos pelo menos uma vez por mês num exercício de limpeza mental,
Estar ali a observar aquela gente, ver a vitória de conseguir chegar com a colher à boca ou a derrota de não conseguir chegar a tempo à casa de banho, é assistir às derradeiras batalhas de vida, quantas delas mesmo de vida ou de morte.
E porque travam todos os dias a verdadeira batalha da vida isso torna-os todos solidários, iguais entre iguais. É assim que os vejo a tentar conversar fingindo que e besta não anda ali por perto.
A uma minoria porque a maioria ou já não pode ou não é capaz de manter uma conversa porque passou tanto tempo escravo de trabalho em nome da sacrossanta economia que perdeu essa capacidade.
Neste tempo de passagem para onde quer que seja, mais importante de tudo é manter a dignidade.
É urgente acabar com os muitos depósitos de idosos que ainda existem ( pagos a preços de hóteis de luxo) e criar condições para que TODOS vivam o resto da vida com toda a dignidade.
Para que tal aconteça é necessário congregar esforços de todos, estado, associações, sociedade civil. E esta é uma tarefa urgente porque esta é a primeira geração a quem sobra tanto tempo após o fim do tempo de trabalho activo.

1 Comments:

Blogger Magui said...

Ainda ontem falei nisto... mas pouco se fala e faz pelos idosos, que são cada vez mais.

5:36 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home