segunda-feira, maio 28, 2007

A Vergonha Maior

...a propósito da arrogância e da indiferença com que caminhamos todos os dias, atropelando tudo e todos e afirmando em cada instante que o fazemos para salvar aqueles que atropelamos, mesmos que esses não façam a minima ideia do que é que estão a ser salvos...

O World Food Programme das Nações Unidas promoveu no passado dia 13 de Maio mais uma campanha de solidariedade com o objectivo ambicioso de até 2015 eliminar a fome e a pobreza extrema.

Apesar de existirem alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante meio século, existem 300 milhões de crianças com fome em todo o mundo, das quais, todos os anos morrem 6 milhões.

A fome é nestes tempos de abundância a nódoa mais repugnante - em particular no que às democracias diz respeito - de um desenvolvimento assimétrico e imoral, para além de uma das faces mais visíveis da falência dos actuais modelos de organização social, impotentes para fazer face a este e a outros flagelos à escala global, que já só conseguem minorar através do voluntariado.

Tudo o que fizermos para erradicar este flagelo será sempre pouco, porque por muitas vidas que salvemos no futuro, nada fará ressuscitar todas as outras que deixámos morrer nesta caminhada apressada, rumo sabe-se lá onde.
E esta como está visto é uma batalha de todos e cada um de nós, numa luta que deve ser de cada instante contra a arrogância e a indiferença que teimam em tomar conta de nós.