sexta-feira, janeiro 20, 2006

A Poesia a Belém

Tem sido notável o esforço de todos os candidatos à Presidência da Republica, tendo em conta quão difícil deve ser estar tanto tempo a falar com tão pouco para dizer.
Porque, sejamos realistas, em Portugal, numa campanha presidencial, há muito pouco a dizer, pelo menos não mais do que há depois para fazer.
Digamos que o suficiente para um serão televisivo e mesmo assim…(por muitas que sejam as acusações mútuas de que vão usar o lugar para fazer mil e uma maldades).

Porquê então votar num em vez de outro?
Porquê Manuel Alegre?

É verdade que em termos práticos todos podem fazer mais ou menos a mesma coisa, (ou seja: nada!), mas no que ao espírito diz respeito já a diferença pode ser muita.
Por muito importante que seja a economia (mesmo que seja só a economia a dizer de si mesma quão importante ela é) é cada vez mais imperioso que tenhamos a capacidade de sonhar.
O que, como bem sabemos, muitas vezes pode ser induzido.

Todos sabemos que se andarmos muito tempo com a cabeça à roda ficamos tontos.
O actual e permanente andar à roda (produzir mais para consumir mais, produzir mais para consumir mais, produzir mais para consumir mais…) pode fazer com que a tontura se transforme em loucura se não formos suficientemente fortes para quebrar o círculo.
E para isso todas as ajudas são bem vindas.

Tenho para mim que, neste particular, Manuel Alegre pode ser uma ajuda preciosa.
Pelo menos a melhor dentre as escolhas possíveis.
Por isso vamos eleger alguém que de vez enquanto não vete, mas seja “vate”, que de tempos a tempos esqueça os Decretos e nos dê sonetos, alguém que seja capaz de nos dizer que existe vida para além da ditadura do consumo e que a esperança a mais das vezes está dentro de nós à distância de um pensamento.

terça-feira, janeiro 10, 2006

Super Mário e os Descontos

Quando de alguém se começa a dizer (ou pior, a pensar) que é necessário dar os devidos descontos é porque já foram assumidas colectivamente as causas dos descontos.
Quando alguém começa a agir como se tivesse direito aos descontos então estão criadas as condições (de ambas as partes) para o faz de conta.
Quando alguém diz que não há homens providenciais…a não ser eu, lembro-me de imediato daquela frase célebre do Vilhena: “ todas as mulheres são putas, menos a minha e a do leitor”!
A quem outrem, senão a Mário Soares seriam permitidas as diatribes que tem alardeado?
Mas a tolerância com que lhe são aceites remetem em muitos casos claramente para os descontos, como foi bem visível no debate com Cavaco Silva, para o que bastava reparar no olhar “tolorante” dos entrevistadores.
Aliás só assim se entende que um seu conhecido apoiante tenha dito após o debate e em tom de crítica que o debate não correu bem porque Cavaco Silva só queria falar de ideias… vá lá saber-se porquê quando uma boa luta corpo a corpo podia ter resolvido logo ali a questão.
Mas falemos das coisas sérias da actual “luta” de Mário Soares, que, como bem sabemos, são três: Manuel Alegre, Manuel Alegre e Manuel Alegre. E se MA fica à frente de MS?
“Aqui d’el mim”, pai putativo desta republica ingrata! Como podem? Não entendem que não quero nada a não ser o bem do” meu” povo? Que é só por isso que tanto me sacrifico nesta avançada idade?
Mas afinal qual é aqui a verdadeira questão? Quem sabe? Os desígnios de cada um por vezes são tão insondáveis que nem o próprio os entende. Aliás penso que é exactamente a situação de MS neste momento. Imagino-o ao fim do dia, em frente ao espelho, tentando “adivinhar” a imagem do candidato: quem és tu? que faço eu dentro de ti? como é que fui aí parar? não te tinha dito que ir para aí era a maior asneira da minha vida?
E se neste momento já é um problema tão grande imaginemos a catástrofe em que se pode transformar se por acaso MS ganhasse as eleições.
Por isso não hesite!
AJUDE Mário Soares: VOTE Mamuel Alegre!